quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Elevação do Amazonas à Categoria de Província



             No dia 5 de setembro comemora-se a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, um episódio resultante de longa luta em defesa de nossa autonomia política, pois éramos subordinados ao Pará e nos tornamos independentes nesse dia no ano de 1850. 
Hino do Amazonas:  

            
No início do século XIX, a sede do governo da Capitania foi transferida para a povoação da barra do Rio Negro, elevada a Vila da Barra do Rio Negro para esse fim, em 29 de março de 1808. À época da Independência do Brasil (1822), os moradores da vila proclamaram-se independentes, estabelecendo um Governo Provisório. A região foi incorporada ao Império do Brasil, na Província do Pará, como Comarca do Alto Amazonas (1824). Ganhou a condição de Província do Amazonas (Lei n° 582, de 5 de setembro de 1850), sendo a Vila da Barra do Rio Negro elevada a cidade com o nome de Manaus (Lei Provincial de 24 de outubro de 1848) e capital (5 de janeiro de 1851).

Tenreiro Aranha foi um dos principais apoiadores para elevar o Amazonas à categoria de Província (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Postagem: Luciana Pereira

29 comentários:

  1. porra, o que ?? seu caralho velho !!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. não coloque o nome gesus nãooooo coloque não mexa com gesus não mexa com gesus

      Excluir
  3. quem inventou isso deve ser muito burro



    como dizem na espanha










    estupido estupido



    quer dizer em espanhou

    burro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burro eh tu seu merda kkkkk espanhol com "u"....MEU OVOO!!!

      Excluir
  4. Me ajudou com meu trabalho de História obg grata me ajudou bastante mesmo

    ResponderExcluir
  5. me ajudou mt tbm no meu trabalho d historia

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou no meu trabalho de história do colégio Estadual Tiradentes! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. isso e uma merda VIADO

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada me ajudou no trabalho de geografia da escola Frei Mário Monacelli

    ResponderExcluir
  9. Nossa, tem muita gente de baixo nível nos comentários. Achou ruim? Faz uma crítica construtiva e não simplesmente xingamentos.

    Isso é falta de educação formal e doméstica ;)

    ResponderExcluir
  10. muito obg me ajudou no trabalho de historia!!. Esse site e ó
    timo parabéns

    ResponderExcluir
  11. meio que bom ta me ajudando no trabalho de geografia mais e muito muito pouco para tudo o que eu quero.

    ResponderExcluir
  12. gostei.muito bom.
    bem resumido, mostrei pra minha filha de 9 anos fazer o trabalho dela.

    ResponderExcluir
  13. bom, acharia de deveria explorar mais o assunto, afinal o povo do amazonas necessita destas informações e enfim, vivenciarmos a historia deste povo, que é tão rica, agora so lamento os pessimos comentários, acho que estão em siruações erradas, pura INSIPIENCIA,

    ResponderExcluir
  14. Parabéns LUCIANA PEEIRA pela belissima matéria da postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Gostei. Parabéns. Vou usar pro trabalho escolar dos meus filhos de 6 anos.

    ResponderExcluir