domingo, 19 de agosto de 2012

Dia Mundial do Humanitário






     Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 19 de agosto como o Dia Mundial Humanitário ou Dia Mundial da Ação Humanitária  homenageando assim  todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que e perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção da causa humanitária, apoiando as vítimas de conflitos armados.  A data faz menção à explosão do Hotel Canal, em Bagdá, que aconteceu em 2003. 22 membros da ONU foram mortos no atentado cuja autoria foi atribuída – não oficialmente – à organização radical Al Qaeda. Mais de 150 pessoas ficaram feridas.



      "A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele que o faz", já dizia sabiamente o escritor Machado de Assis no conto Almas Agradecidas, na Série Bom Livro (Ed. Ática). Estudos mostram que após a pessoa promover uma atitude solidária, o cérebro libera a substância endorfina, provocando sensação de felicidade. 
      O conceito de solidariedade nas escolas é construído por meio do convívio social, dia após dia, pois é no cotidiano que as crianças desenvolvem as virtudes. Quando há conflito entre  alunos, o professor deve promover o diálogo entre eles: ao se expressarem e dizerem o que os incomoda eles aprendem a olhar o outro com generosidade.


     A família  tem papel fundamental na construção desse caráter. É preciso que a criança sinta a união de pais e irmãos e os vejam praticando a solidariedade entre eles mesmos.
     É preciso ensinar em casa e na escola o quanto é importante ajudar o próximo. Para que as crianças  se torne um cidadão do bem, daqueles que auxiliam alguém a atravessar a rua, ele precisa ser motivado desde a infância.
     A cantora Beyoncé com o objetivo de mostrar a importância do trabalho de pessoas que se envolvem em projetos humanitários e também encorajar outras pessoas a doar seu tempo e conhecimento pelo próximo, lançou o clipe “I Was Here”  e foi apresentado na Campanha Humanitária da ONU (United  Nations World Humanitarian Day Performance).



       Abaixo a cantora convoca os fãs para reconhecere apoiar todo o trabalho da ONU.




Fonte: AMI - Assistência Médica Internacional
Postagem: Luciana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário